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cpc ou cpa
21 mar

Como o CPC (custo por clique) pode levar sua estratégia de marketing ao fracasso

 CPC ou CPA? Qual métrica aplicar?

 

 

Se você tem experiência com marketing digital, esse post não é para você, pois se trata de um erro básico cometido por quem começa a fazer anúncios na internet (ou alguém que acompanha).

 

De qualquer forma, como nossa missão é ajudar micro e pequenas empresas, resolvi criar esse conteúdo e ajudar os empreendedores que não são especialistas no assunto, mas precisam acompanhar sua equipe (seja ela interna ou terceirizada).

 

O CPC é o valor cobrado por um clique no seu anúncio. Se você gosta de métricas, sugiro ler este artigo e baixar a planilha modelo para acompanhamento de indicadores: https://goo.gl/XCfAu6

 

Não quero parecer óbvio, mas no mundo dos negócios nunca é demais reforçar que o volume de vendas e a redução de custos estão entre os pontos mais importantes. No segmento das Micro e Pequenas Empresas, a verba de marketing é pequena ou quase inexistente.  Com tão poucos recursos é ainda mais estratégico descobrir quais os elementos precisam ser mensurados e otimizados para que seu objetivo final seja atingido.

 

CPC, Likes, Seguidores, ou número de downloads no seu aplicativo podem até ajudar, mas sozinhas são apenas métricas de vaidade. Sobre este assunto, recomendo assistir ao vídeo criado pelo Fabio Ricotta [Artigo]

 

métricas de vaidade

 

 

 

 

 

 

 

 

Supondo que você tenha lançado um aplicativo, não bastará apenas checar quantos novos usuários estão instalando diariamente. Outras métricas como as Desinstalações, por exemplo, podem determinar se seu app está sendo bem aceito pelo público.

 

Se você está gerando milhares de cliques, mas não está conseguindo vender, o problema pode ir além…

 

Quando o resultado esperado não chega, começa a famosa caça as bruxas. A busca para culpar qualquer coisa e justificar o insucesso da campanha. Mais importante que encontrar descobrir o problema, é trabalhar para resolve-lo.

 

A culpa é do Marketing, Vendas ou do Produto/Serviço?

 

Cada caso é um caso =).

 

Qualquer um destes 3 elementos podem contribuir total ou parcialmente para o fracasso. Listei alguns erros mais recorrentes e classifiquei por categoria.

 

Marketing

  1. Segmentação mal feita. Os anúncios podem estar sendo direcionados para o público errado.
  2. Textos mal escritos ou imagens ruins (no caso das campanhas com display) .
  3. Escolha de palavras genéricas (cauda curta).
  4.  A estrutura da campanha pode estar muito abrangente. O ideial é criar grupos de anúncios bem específicos.

Vendas

  1. Antedimento ruim.
  2. Demora para responder
  3. Não investigar as fontes que levaram o potencial cliente a entrar em contato com a empresa.
  4. Não realizar um relatório de perda, ou seja, gerar informação para o departamento de marketing (ou a pessoa) com os motivos pelos quais não se concluiu a venda.

Produto/Serviço

  1. Valor real ou percebido do produto está baixo em relação ao preço cobrado
  2. Falta de credibilidade
  3. Ausência de garantias
  4. Sem prova social, ou seja, elementos que ajudem o cliente a acreditar na promessa que seu produto/serviço resolvam (Ex: depoimentos, portfólio, etc…)

 

Como você pode questionar o resultado da parcial campanha?

 

Existem 3 métricas que podem te auxiliar na checagem dos resultados parciais das campanhas. São elas:

CTR: a taxa de cliques é a divisão do número de cliques pelo total de vezes que o anúncio foi exibido. De maneira geral, se ela não estiver subindo é porque sua campanha não está sendo otimizada ou já atingiu a maturidade (este não faz sentido se a meta final não estiver sendo atingida).

Parcela de Impressões: mostra qual é o percentual das buscas que exibiram seus anúncios. Muitas vezes estes não são ativados mesmo quando o usuário digita uma de suas palavras-chave. Entre as principais causas disso é a própria falta de orçamento já que você desperdiçou boa parte com palavras que não convertem. Neste caso, o mais importante é analisar palavra por palavra. As expressões que você considera mais importantes devem ter seu percentual sempre otimizados.

Índice de qualidade: é uma métrica criada para avaliar a performance de cada palavra-chave e sua relação com o anúncio e página de destino. Aqui, a missão é sempre buscar a nota 10 para cada uma das expressões.

 

Ficou com dúvidas? Que tal mandar uma mensagem ou deixar seu comentário? 

 

 

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