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feed organizado para insta
13 jul

Conheça os segredos de como fazer um feed no instagram

Dicas simples e práticas de como fazer um feed no instagram e vender mais

Esse post não é direcionado só para empresas e marcas, mas também para influenciadores ou aqueles que acreditam na estética e o lifestyle como formas de influenciar positivamente sua vida pessoal e/ou profissional.

Você provavelmente já percebeu que o Instagram, apesar de reduzir o ritmo, continua crescendo. Ao que parece, a rede social ainda não chegou o seu ponto máximo e pretende adiar esse momento promovendo muitas inovações. Para reforçar isso, a marca lançou o IGTV para tentar competir o todo poderoso YOUTUBE. [Leia: IGTV vs Youtube]

De acordo com a Forrester Research Inc, o engajamento no Insta é 58 vezes maior comparado ao Facebook e 120 vezes maior se comparado ao Twitter.

Organizar o feed do Instagram tem sido uma preocupação para muitos usuários da plataforma. E não é à toa. Quando se tem um feed bem pensado, chamar a atenção se torna um pouco mais fácil e o envolvimento também cresce.

feed selfieFonte: Feed da produtora selfiebr

Foi-se o tempo em que o Instagram era apenas uma rede social para postar qualquer foto. Hoje, ele é considerado uma ferramenta poderosa, seja para expor o seu trabalho – e ganhar em cima disso, seja para vender um produto/serviço ou para uso pessoal.

Além de ser tendência, ter um feed coerente passou a ser necessário.

Muito mais do que usar uma hashtag específica ou postar aquela foto incrível, um bom feed é coeso e impacta consideravelmente no crescimento de seguidores. Ultimamente, quem tem o perfil com fotos mais harmoniosas e que “casam” entre si leva vantagem.

Entre filtros e mosaicos, é verdade que tornar o feed um lugar inspirador não é tarefa fácil, ainda mais quando tem que seguir um padrão de postagem, mas não é impossível.

Dicas para um feed organizado

feed grão de mostarda

1- Escolha uma estética a ser seguida

Se sua intenção é usar o Instagram para divulgar um produto, serviço, ou até mesmo seu trabalho, é importante seguir um tema ou estilo para começar a organizar o feed. Pense nele como um todo e não somente por uma foto. Toda galeria de arte precisa obedecer a uma linha, no Instagram o sentido é o mesmo.

Vamos às regras básicas, mas é bom que elas sejam seguidas com rigor.

O conteúdo define a audiência

Se seu Instagram você fala sobre viagens, poste somente fotos relacionadas a isso. Imagine seguir um feed de viagens e do nada aparecer uma foto completamente oposta? Não faz muito sentido.

2- Tente usar os mesmos filtros

Seguindo pelo visual, o uso do filtro (ou preset) igual em todas as fotos é primordial. Esse caso pode ser usado para um Instagram que não consegue ter um tema pré-definido, como por exemplo um portal de notícias. O interessante, neste caso, é usar nas fotos uma template ou filtro igual, assim, elas criam uma conexão entre si, mesmo que o assunto seja diferente.

Para criar um feed mais harmônico, a escolha dos filtros precisa ser a mesma em todas as fotos. É claro que uma foto pode até ficar melhor com um outro filtro, mas é interessante montar um feed como um todo e não por partes, entende?

Filtros não se resumem somente às cores, mas também ao contraste, temperatura e assim por diante. Até porque, nem todas as fotos serão tiradas nas mesmas condições (luz, fundo, etc.).

Você sabe o que é um PRESET?

Muitos perfis utilizam presets próprios ou adquiridos de outras pessoas ou até na internet para usar em suas fotos. O Preset irá trabalhar uma série de configurações (feitas por qualquer usuário) que permite corrigir ou aplicar um determinado estilo ou ajuste na foto.

Leia mais sobre Presets [aqui]

preset instagram

3- Mesmo recorte

Outro ponto importante é que as fotos precisam ter o mesmo recorte para manter uma ordem. Fazendo isso, o feed ganha uniformidade. Fora que é bem interessante alguém entrar em seu feed, como um cliente, e perceber o seu zelo.

4- Faça montagens

Já visitou alguns feeds em que cada postagem é uma parte de uma foto? São montagens que formam um mosaico. O legal dessa ideia é que você consegue definir quantas divisões quer, se de três, duas, quatro, seis e assim por diante. É preciso ter um cuidado ao posta-las na ordem, para que juntas fiquem uma imagem só.

Cuidado para não confundir as coisas. Nossa recomendação de fazer Montagens/Mosaicos é para o feed. Nunca para a foto. Não recomendamos que insira pedações de fotos em uma mesma postagem. É muita informação e irá poluir o visual.

montagem no feed

 

5- Busque inspirações

Além de visitar outros feeds, é legal buscar inspirações no Pinterest, aliás, foi ele quem trouxe a ideia do feed harmônico para o Instagram.

Como conseguir mais seguidores e, assim, vender mais?

É fato que estar presente nas redes sociais é uma das estratégias de comunicação mais importantes. Vamos pensar: quantas empresas você, antes de contratar, utilizou as redes sociais para conhecer melhor?

Visto isso, cada vez mais, o mercado está investindo tempo (e dinheiro) na plataforma, organizar o feed é apenas uma das estratégias que você deve se preocupar. Para te ajudar, vamos deixar aqui o link para um artigo de como ganhar seguidores.  [7 dicas para conseguir mais seguidores no Instagram]

 

Além de ter um feed bonito, outras dicas também precisam ser colocadas em prática

  1. Utilizar vídeos
    O Instagram é uma rede visual e o formato de vídeos é bem-vindo, visto que o consumo é rápido e consegue passar com facilidade a informação que deseja;
  2. A importância das legendas
    A criação de legendas precisa ser algo bem elaborado. Uma imagem chamativa com uma legenda pouco atrativa não resulta em um bom engajamento;
  3. Use hashtags
    Para conseguir mais seguidores, o uso delas é primordial. Contextualize com o seu post para que não fique desconexo;
  4. Fotos de alta qualidade
    Fotos com a resolução baixa é a receita do fracasso. Ao utilizar fotos com qualidade alta, você passa mais profissionalismo e cuidado com o trabalho;
  5. E como dito antes, Organize seu Feed.

 

instagram feed

 

Aplicativos que te ajudam a organizar o feed no Instagram

Não é mentira que para tudo (ou quase) que precisamos existe um aplicativo para dar aquela força. E, para organizar um feed, destaco dois: o UNUM e o Preview. Cada um com seus benefícios.

UNUM

Como fazer um feed no instagram

Disponível para IOS (plataforma da Apple) e Android gratuitamente, o UNUM é conectado a sua conta do Instagram e puxa, automaticamente, todas as fotos para o aplicativo. Ok, e o que mais? Ele deixe alguns quadrados vazios para você ir colocando as fotos que serão publicadas futuramente para ir vendo como ficariam quando postadas. Assim, você consegue se visualizar como ficaria seu feed mesmo antes de postar.

Além disso, o aplicativo oferece um relatório com seus comentários e curtidas recebidos, avaliando o desempenho dos seus últimos 12 posts. E não para por aí, ele te dá os melhores horários para postar uma foto de acordo com seu perfil, além de ter dar as melhores hashtags para complementar o seu post.

 

PREVIEW

Também disponível para IOS e Android, o Preview é um aplicativo bem completo, também. Surgindo para concorrer com o UNUM, esse aplicativo tem as mesmas funções que o UNUM, com um plus. Você consegue agendar notificações para publicações, mas é importante ressaltar que ele não posta por você, ele só te lembra de postar.

Nele, você também consegue deixar a legenda do post pronta para ser utilizada, além de salvar as hashtags que mais usa.

Conclusão

Como dito anteriormente, ter sua empresa no Instagram é importantíssimo e essencial, mas nada simples. Caso já possua uma conta empresarial na plataforma, reajustá-la para uma estratégia mais bem elaborada é o primeiro passo para o sucesso.

Quais são as vantagens?

O Instagram possui quase 100 milhões de publicações sendo postadas todos os dias, são mais de 500 milhões de usuários ativos.

É muito provável que seu cliente ideal esteja neste “bolo”.

Por ser uma rede social muito visual, o cuidado com a produção e edição dos conteúdos que integram o seu feed, passou a ser uma oportunidade de se diferenciar frente a concorrência. Com um mercado cada vez mais competitivo, a atenção aos detalhes podem fazer toda a diferença.

Quer saber mais sobre como transformar seu feed no Instagram em uma fonte de renda? Comenta aqui deixando duas dúvidas.

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